Osteopatia

“A osteopatia se baseia na perfeição da obra da natureza. Quando todas as partes do corpo humano estão alinhadas, temos saúde. Quando não estão, o efeito é a doença. Quando se reajustam as partes, a doença cede passagem para a saúde. O trabalho do osteopata está em ajustar o corpo para que se passe da situação anormal para normal; assim, os estados anormais cedem espaço aos normais e a saúde é a consequência do estado normal”. Still

A Osteopatia foi fundada por Andrew Taylor Still (1828 – 1917).

Uma abordagem que integra a mente e o corpo, sendo que este acaba por curar-se a si mesmo desde que a sua mecânica interna esteja saudável.

Dois indivíduos submetidos a traumas idênticos apresentam sintomas diferentes ou não tem sintomas, por isso o tratamento é individual.

Quando um sistema ou órgão ou articulação tem sua função alterada, todo sistema integrado se adapta a essa alteração, em busca de equilíbrio, isto é, homeostase.

Unidade do corpo, as adaptações que atingiram a pelve por exemplo por um entorse de tornozelo, podem influenciar vísceras pélvicas, por tensões fasciais, e comprometer a função.

O foco maior da avaliação e do tratamento é na origem da dor e não onde ela está localizada. Pois a dor nem sempre é a causa principal da lesão, normalmente elas podem ser ocasionadas devido a um desequilíbrio e pode ser longe de onde está a dor.

Segundo Andrew Still, o corpo humano é um sistema capaz de se auto-regenerar, sendo o dever do fisioterapeuta que atua com osteopatia eliminar os fatores que o impedem de funcionar de forma saudável.

“Encontrem e retire a causa, então o efeito desaparecerá”.

Objetivo da osteopatia: regulação da homeostase

O que trata?

Pode tratar as doenças mais frequentes,

-ciáticas,

- dor nas costas, pescoço (lombalgias, dorsalgias, cervicalgias)

- hérnias discais

- torcicolos,

- entorses,

- tendinites,

- epicondilites,

- síndromes do túnel cárpico,

- dores nos ombros,

- problemas da articulação temporo-mandibular (ATM) e

- tensões e contraturas musculares.

A lista abrange ainda muito dos problemas decorrentes de acidentes, quedas, fraturas ou cirurgias.

-enxaquecas,

-dores de cabeça,

-problemas digestivos,

-insônia,

-depressão,

- labirintites,

- sinusites,

-tensão pré-menstrual,

-constipação,

-stresse e

-problemas respiratórios.

Entre outros problemas.

Como é realizado?

Utilizando as mãos como instrumento, recorre a variadas técnicas. Estas são as mais comuns:

- Técnicas estruturais, que visam reajustar uma articulação, mesmo se o seu deslocamento é mínimo e invisível nas radiografias

- Técnicas musculares, que visam o tratamento dos músculos e tendões

- Técnicas cranianas, que são as mais subtis e que permitem tratar a totalidade do corpo partindo do crânio

- Técnicas viscerais que tratam dos órgãos e das relações entre eles

- Técnicas linfáticas e imunitárias, que visam o sistema linfático e o sistema imunitário

- Técnicas fasciais que trabalham sobre a fáscia do corpo humano

Quem pode fazer osteopatia?

A osteopatia pode ser aplicada a todas pessoas, desde o recém-nascido até ao idoso, passando pelas grávidas e atletas.

Foco não somente na dor ou na patologia, mas sim na origem/causa, fazendo com que o profissional tenha uma visão mais ampla sobre o indivíduo.

A osteopatia não elimina apenas as consequências do problema, ajuda o corpo a se curar.

Dúvidas? Entre em contato