DIAFRAGMA E AS DORES LOMBARES

O diafragma é uma divisória musculotendínea, com dupla cúpula, que separa as cavidades torácica e abdominal.

O diafragma é, sem dúvida, menos bem entendido do que qualquer outra parte do corpo como causa de muitas doenças quando suas conexões não estão todas alinhadas e em posição normal.

Sendo assim, todas as partes do corpo estão direta ou indiretamente ligadas a esse grande músculo separador.

O Diafragma tem uma relação direta com a coluna lombar, das vertebras L1 até L4, pelos pilares do diafragma, relatado logo a baixo.

Alé disso, o músculo PSOAS MAIOR e músculo QUADRADO DO LOMBAR também estão conectados no diafragma.

Por isso quando temos dores nas costas, dor na lombar, inclusive hérnias de disco também, temos que pensar também em liberar o músculo diafragma.

Um Pouco de anatomia:

A estase venosa das veias lombares que drenam os discos intervertebrais lombares e formam o sistema ázigo à direita e hemiázigo à esquerda, que podem ter relação com a disfunção diafragmática, levando aos quadros de LOMBALGIAS.

Os PILARES DO DIAFRAGMA são feixes musculotendíneos que se originam das faces anteriores dos corpos das três vértebras lombares superiores, do ligamento longitudinal anterior e dos discos intervertebrais.

O PILAR DIREITO, maior e mais longo do que o pilar esquerdo, origina-se das três ou quatro primeiras vértebras lombares (L1 até L4)

O PILAR ESQUERDO origina-se das duas ou três primeiras (L1 até L3) Como está situado à esquerda da linha mediana, o hiato esofágico é uma formação no pilar direito.

• O LIGAMENTO ARQUEADO MEDIAL é um espessamento da fáscia que recobre o músculo PSOAS MAIOR, estendendo-se entre os corpos das vértebras lombares e a extremidade do processo transverso de L1.
  • O LIGAMENTO ARQUEADO LATERAL cobre o músculo QUADRADO DO LOMBAR, continuando do processo transverso de T12 até a extremidade da 12a costela.

ARTIGO CIENTÍFICO: Low back pain and gastroesophageal reflux in patients with COPD: the disease in the breath. Bordoni, B. et al. International Journal of COPD. 2018, vol 2018: pag 325-334.

- Este artigo analisa doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) e lombalgia (LBP) em pacientes com DPOC e tenta produzir considerações anátomo-clínica das razões da presença desses co-morbidades. As considerações dos autores são baseadas sobre as funções e características do diafragma respiratória que não são sempre considerados, a partir do qual elementos úteis para compreender o estado sintomático do paciente pode ser deduzida, por fim melhorar a abordagem terapêutica anatómicas.

- Uma causa da presença de refluxo crônico em pacientes com DPOC é um tônus muscular crural diminuída, o que não garante uma barreira anti-refluxo eficiente.

- Normalmente, a pressão abdominal aumentada é compensado pela pressão pulmonar diminuída; em pacientes com DPOC, há um aumento de volumes pulmonares e a pressão abdominal reduzida. Este mecanismo patológico causa aumento da lordose lombar.

- Não só o problema da DOR LOMBAR piorar, mas, provavelmente, um mau funcionamento posicional e funcional dos pilares também pode piorar ou determinar o problema do refluxo. Hiperlordose lombar provoca uma diminuição de 20% do deslizamento das diferentes camadas fasciais dorsolombares em pacientes com dor lombar .