Blog

Seu bebê vira a Cabeça sempre para o mesmo lado? Devo me preocupar?

Sim, sim, sim!!

Quando o bebê tem sempre preferência para um lado, significa que o pescoço do bebê não movimenta normalmente para os dois lados.

E isso vai levar a diversas alterações, principalmente no crânio que ainda é muito maleável nos primeiros meses de vida.

Precisamos tratar o TORCICOLO CONGÊNITO (pescoço vira mais para um lado) o quanto antes!

O vício de postura de um bebê pode ser atribuído a diversas causas, e devemos sempre ficar atentos a uma excessiva preferência que ele possa apresentar em “virar” a cabeça sempre para o mesmo lado.

Ao inclinar/rotacionar o pescoço preferencialmente para um lado de maneira excessiva, o bebê pode estar apresentando na verdade uma limitação de movimento para o lado oposto, o que pode ser decorrente de vícios posturais do período gestacional ou favorecidos pelo seu dia a dia:

- a depender da posição do berço ou do trocador, do fato de mamar apenas em uma das mamas, da preferência em segurarmos a criança sempre no mesmo braço ou do fato de ter permanecido internada;

- pode também ser devido à existência de um torcicolo congênito por retração, encurtamento ou tensão dos músculos cervicais de um lado;

- pode ainda ser em decorrência de malformações ósseas na coluna cervical;

- ou ainda até mesmo pela existência de uma assimetria craniana grave já instalada que dificulte a manutenção da cabeça em posição contrária a do achatamento.

Esse vício postural requer atenção pois é uma das principais causas do desenvolvimento de assimetrias cranianas posicionais, principalmente da plagiocefalia (cabeça achatada).

A primeira coisa a fazer é buscar ajuda como pediatra e osteopatia, pois o tratamento precoce permitem tomar a melhor conduta de acordo com a idade do bebê.