Blog

Seu bebê está com a cabeça achatada?

Sabe o que é plagiocefalia? É quando o bebê esta com a cabeça assimetrica, achatada em algum lado. Isso pode acontecer porque o crânio dos bebês ainda não é totalmente fechado e possui espaços sem ossos chamados de fontanela (moleira).

Quando o bebê fica muito tempo deitado na mesma posição, há o risco do pequeno ficar com a cabecinha achatada.

Embora seja importante seguir a orientação dos pediatras de colocar o bebê para dormir de barriga para cima, também é importante deixá-lo de bruços (tummy time) por alguns minutos quando ele estiver acordado, sempre com supervisão de um adulto.

Observe a cabecinha do bebê evitando apoiá-la sempre na mesma região.

O crânio do bebê é constituído por vários ossos distintos, separados por “espaços” (suturas e fontanelas) e móveis. Essa mobilidade é essencial para que os ossos se sobreponham e se adequem à passagem pelo “estreito” canal de parto materno durante o nascimento. É comum notarmos bebês que nascem com a cabeça um pouco “amassada”, estreita demais ou mais comumente com um formato cônico. Isso é justamente decorrente deste mecanismo citado acima para facilitar “o nascer”.

Geralmente em cerca de 24 a 48 horas após o parto os ossos do crânio do bebê voltam à sua posição natural e sua cabecinha retorna ao formato normal, podendo esse tempo se estender até uma semana, a depender do tempo decorrido de trabalho de parto e até mesmo de quanta “moldagem” foi requerida para se adequar ao nascimento. Isso é naturalmente mais comum no parto “normal”, mas também ocorre em casos de cesarianas.

Se um formato que chama a atenção, e por algum motivo continua sendo percebido na cabeça da criança após esses primeiros dias, é de suma importância descartar a possibilidade de uma assimetria craniana posicional que possa ter surgido durante a gestação (devido ao vício de apoio na vida intrauterina, cujas causas são várias, ou ao encaixe precoce na pelve da mãe). Como também pelo torcicolo congênito, que o bebê vira a cabeça mais para um lado e vai pressionando mais um lado da cabeça que outro.

As Assimetrias cranianas posicionais importantes podem sim ser percebidas nas primeiras semanas de vida, onde a osteopatia pediátrica entra, tratando nesse casos posicionais, as quais trazem excelentes resultados.

Tratar a plagiocefalia posicional a tempo previne complicações futuras mais sérias.

O ideal é já começar a tratar nos primeiros meses de vida, o quanto antes, mais rápido os resultados.