Enxaqueca - tratamento com osteopatia

Enxaqueca frequentemente é limitada a um lado da cabeça, sendo pulsante, normalmente é agravada pelos movimentos, podendo apresentar fotofobia (não suportar a luz) e fonofobia(não suportar a som) e comumente acompanhada por náuseas e vômito. Nesses casos, a dor atinge seu máximo entre 2 a 4 horas, chegando a 72 horas, sem algum tipo de tratamento.
Alguns fatores que podem desencadear crises de Enxaqueca, como os fatores hormonais (menstruação, no caso do sexo feminino), problemas vasculares, má alimentação ou muito tempo sem se alimentar, problemas hepáticos, hipertensão arterial, estresse, altas temperaturas, dormir mal ou insônia, abuso de medicamentos, além de traumas no crânio, podendo ser a muito tempo antes de iniciar as crises, pois muda as tensões nas suturas cranianas.

Muitas vezes, o paciente acaba por fazer o tratamento com medicamentos e não apresenta uma melhora significativa, nestes casos, o medicamento acaba tratando apenas o sintoma e não sua causa. A Osteopatia, por sua vez, auxilia, dando condições para que o próprio organismo do paciente possa buscar o equilíbrio e o alivio da dor.

Após uma avaliação minuciosa, a osteopatia busca eliminar os fatores que desencadeiam os sintomas de cada tipo de dor e cabeça.

Poderá tratar os músculos da região cervical e craniana, pois as contraturas musculares da região cervical, modificam a circulação sanguínea que entra e sai da cabeça, pois o forame jugular (“buraco” do crânio onde passa a veia jugular (onde 80% do sangue que sae do cérebro passsa por essa veia) e nervos cranianos, o nervo acessório que comandam a musculatura do pescoço e trapézio (régio de ombros e escápulas) e o nervo vago que comandam os órgão de forma parassimpática (podendo ser responsável pela sensação de náuseas que a dor de cabeça causa.

Também utiliza as mobilizações e manipulações vertebrais do segmento torácico e cervical, geralmente disfunções vertebrais, diminuem a mobilidade e movimento da região, aumentando assim a tensão dos tecidos e influenciando no funcionamento de forma local e a distância.

Outras formas de tratamento, incluem a manipulação arterial, visceral e neural, pois a relação direta do sistema digestivo que pode influenciar e comprometer a função ou o tecido do órgão acometido, como estômago e fígado, e nas mulheres, os ovários.

A Osteopatia, faz um tratamento globalizado, analisando todo o corpo do paciente, equilibrando todas as regiões onde estão em disfunção, tratando a causa, dando condições para que o próprio organismo do paciente possa buscar a homeostase e o alivio da dor. Dando resultados surpreendentes.