Blog

Endometriose e a osteopatia

É uma condição na qual o endométrio, mucosa que reveste a parede interna do útero, cresce em outras regiões do corpo. Alguns sintomas da doença são: dores abdominais de baixo ventre, principalmente no período menstrual, infertilidade e dores nas relações sexuais.

Quando a endometriose afeta os ligamento útero-sacro, que saem do útero e terminam no final da coluna (sacro), a mulher pode sentir dor lombar (lombalgia). Por isso muitas vezes as dores nas costas e até ciáticas podem ter relação com o útero.

Segundo a Osteopatia, a endometriose seria uma consequência de uma disfunção do útero na qual ele perderia a capacidade de seus movimentos e mobilidade, que não consegue fazer a eliminação do endométrio descamado na renovação desta parede interna, havendo uma congestão do endométrio a cada ciclo menstrual e com isso o excesso desse conteúdo de endométrio acumulado com o tempo migraria para outras regiões como as tubas uterinas, levando esse conteúdo extravasar para a cavidade pélvica e abdominal.

Esse endométrio em regiões não fisiológicas levaria a uma irritação das estruturas atingidas, causando a formação de aderências nesses locais.

Movimentos uterinos estão sob o controle de complexos fatores nervosos e endócrinos centrais que podem alterar o tônus, a pressão vascular e a absorção de líquidos celulares.

A osteopatia considera que a manipulação da víscera pode afetar o bom funcionamento do corpo, seu equilíbrio e saúde global dependem, entre outros aspectos, dos movimentos em todas as suas possibilidades.

Devolvendo o movimento inerente do órgão, restabelencendo a estrutura normal da víscera, a função do órgão volta ao normal, se auto-curando.

Além de é claro da avaliação do crânio, com a osteopatia crania, pois o comando hormonal está na hipófise (glândula hormonal que comanda os hormônios) está apoiada no osso craniano esfenóide, que se estiver alterado a mecânica dele vai poder alterar a posição da hipófise. O hormônio estrógeno é comandado pela hipófise, que se alterado faz a produção exagerada de endométrio.

“Um dos seus princípios é a unidade do corpo, ou seja, tudo no corpo está interligado. Se um osso, víscera ou músculo estiver com alguma alteração, isso vai gerar repercussões em vários outros tecidos.” Still.

Por isso a osteopatia olha o corpo como um todo, pois tudo repercute em tudo. Sendo avaliação e tratamento individualizado, para cada caso.

Tem ótimos resultados nos casos de endometriose, em conjunto com o tratamento médico ginecológico tradicional, trás resultados surpreendentes.