Blog

História da osteopatia

No dia 6 de agosto de 1828, nasceu Andrew Taylor Still em Lee Country, no estado de Virginia, EUA. Desde muito cedo Andrew seguiu os passos de seu pai Abram Still, um pastor da igreja metodista, fazendeiro, médico de fronteira, desenvolvendo diversas habilidades em sua vida, inclusive mecânico inventor.
Quando criança sentia muitas dores de cabeça, e relatou que quando tinha apenas 10 anos de idade, experimentou posicionar a base de sua cabeça em uma corda esticada e descansar desta maneira. Quando acordou percebeu que a dor havia passado e mesmo sem entender os motivos pelos quais a dor havia parado, repetiu esse atos outras vezes em meio as dores de cabeça.
Formado em medicina prática em Missouri, EUA. Na época havia diversas epidemias que poderiam ser letais como sarampo; tuberculose e meningite, atingiam sua comunidade e seus pacientes, o que fez Still refletisse sobre a impotência da medicina prática até naquela época.
Sofrendo grandes tragédias em sua vida, dos seus doze filhos, seis vieram a falecer na infância. E em 1864 após retornar da Guerra Civil, três de seus filhos morreram rapidamente em decorrência da meningite. Pouco tempo depois, faleceu também sua filha mais nova, por complicações de pneumonia.
Contudo, em vez de cair em depressão por conta de suas perdas, Still decidiu dedicar vários anos de sua vida analisando intensamente a anatomia e também fisiologia para compreender melhor o corpo humano e, assim, encontrar novas maneiras de trata-lo. A fé que tinha em Deus e sua sabedoria foram as motivações necessárias para que conseguisse modificar o rumo de sua prática médica.
E assim, no dia 22 de junho de 1874, ocorreu o momento o “momento de revelação”, considerado por Still o dia do nascimento da filosofia osteopática. Trata-se do momento em que ele percebeu a importância do sistema musculoesquelético sobre as funções nervosas e vasculares gerais do corpo humano e como os distúrbios mecânicos e funcionais poderiam desequilibrar o desempenho natural dos sistemas, expondo o organismo a doenças. facilitando aparecimento de doenças.

Bibliografia: Osteopatia: um conceito global e integrativo/ editado por Gustavo Luíz Bortolazzo, Hugo Pasin Neto, Eduardo Silveira Bicalho. – São Paulo: Editora dos Editores, 2020. 320p. : il.

Por isso a osteopatia trata e previne doenças.

Venha fazer uma avaliação conosco.