Osteopatia

A osteopatia tem o foco maior do estudo e do tratamento na origem da dor e não onde ela está localizada. Até porque a dor não é a causa principal da lesão, normalmente elas podem ser ocasionadas devido a um desequilíbrio. Por exemplo, um entorse de tornozelo pode ser um fator causal de uma dor no quadril e somente através de uma avaliação detalhada estes desequilíbrios serão expostos para a abordagem terapêutica.

Tem o princípio da autocura. Em inglês, do termo "find, fix and leave", ou seja, determinar a causa, tratar e deixar o corpo se reestabelecer.

O movimento é uma das maiores necessidades físicas de uma vida saudável. A osteopatia é a ciência que procura entender o movimento sob todas as suas formas de expressão. Considerando, que em qualquer doença existe um claro prejuízo da função de um órgão ou de uma estrutura, a osteopatia busca compreender e normalizar seus movimentos do organismo e liberar qualquer tipo de restrição seja ela articular, visceral, neural ou fascial.

Historia

A história da Osteopatia teve início em 1830 nos Estados Unidos, onde após pesquisas e experiências clinicas que investigavam o fluxo de forças naturais do organismo, associadas a um estudo mais profundo de anatomia e fisiologia, o Dr. Andrew Taylor Still descobriu que a doença não poderia desenvolver-se caso a estrutura do organismo seja harmoniosa, isto é, relacionou todas as doenças a alterações estruturais.

De acordo com Andrew Still, o corpo humano é um sistema capaz de se auto-regenerar, sendo o dever do osteopata eliminar os fatores que o impedem de funcionar de forma saudável.

“Encontrem e retire a causa, então o efeito desaparecerá”.

Uma abordagem que integra a mente e o corpo, sendo que este acaba por curar-se a si mesmo desde que a sua mecânica interna esteja saudável.

“A osteopatia se baseia na perfeição da obra da natureza. Quando todas as partes do corpo humano estão alinhadas, temos saúde. Quando não estão, o efeito é a doença. Quando se reajustam as partes, a doença cede passagem para a saúde. O trabalho do osteopata está em ajustar o corpo para que se passe da situação anormal para normal; assim, os estados anormais cedem espaço aos normais e a saúde é a consequência do estado normal”.

Na infância tinha muitas dores de cabeça, descobriu que apoiar a cabeça numa corda esticada e descansar dessa maneira, quando acordou a dor havia passado, foi a primeira lição de osteopatia. Despois foi estudar medicina, e ficou um pouco desiludido com a medicina da época pois perdeu 6 filhos dos 12 que tinha com várias doenças que não conseguiu resolver, ai foi estudar mais anatomia e fisiologia para descobrir mais sobre a saúde do corpo humano e ai surgiu a osteopatia.

Foi fundada por Andrew Taylor Still (1828 – 1917), que baseou a sua filosofia e prática em 4 princípios:

1. O corpo é uma unidade
  2. A estrutura governa a função
  3. A lei da artéria
  4. O corpo possui mecanismo de autocura e autoregulação

O corpo busca constantemente adaptações para autorregular-se. Os indivíduos são resilientes, como resultado de um conjunto de compensações, tem finalidade inconsciente de minimizar os efeitos deletérios de um determinado estresse.

As adaptações\compensações realizadas por diversos mecanismos de defesa do corpo garantem a capacidade de manter-se saudável; então quando uma doença se manifesta isso quer dizer que todas as formas de compensações foram esgotadas e, mesmo assim, o equilíbrio não foi conseguido.

Dois indivíduos submetidos a traumas idênticos apresentam sintomas diferentes ou não tem sintomas, por isso é individual.

Quando um sistema ou órgão ou articulação tem sua função alterada, todo sistema integrado se adapta a essa alteração, em busca de equilíbrio, isto é, homeostase.

Uma disfunção ou patologia repercurte não apenas no local, mas também de maneira sistêmica, influenciando a capacidade de autocura do individuo,

Unidade do corpo, as adaptações que atingiram a pelve por exemplo por um entorse de tornozelo, podem influenciar vísceras pélvicas, por tensões fasciais, e comprometer a função.

Segundo still, a doença em um corpo anormal é tão natural quanto a saúde em um corpo funcionalmente em equilibrado.

Objetivo da osteopatia: regulação da homeostase

O que trata?

Pode tratar as doenças mais frequentes,

-ciáticas,

- dor nas costas, pescoço (lombalgias, dorsalgias, cervicalgias)

- hérnias discais

- torcicolos,

- entorses,

- tendinites,

- epicondilites,

- síndromes do túnel cárpico,

- dores nos ombros,

- problemas da articulação temporo-mandibular (ATM) e

- tensões e contraturas musculares.

A lista abrange ainda muito dos problemas decorrentes de acidentes, quedas, fraturas ou cirurgias.

-enxaquecas,

-dores de cabeça,

-problemas digestivos,

-insônia,

-depressão,

- labirintites,

- sinusites,

-tensão pré-menstrual,

-constipação,

-stresse e

-problemas respiratórios.

Entre outros problemas.

O osteopata não elimina apenas as consequências do problema, ajuda o corpo a se curar.

Como é realizado?

Utilizando as mãos como instrumento, recorre a variadas técnicas. Estas são as mais comuns:

- Técnicas estruturais, que visam reajustar uma articulação, mesmo se o seu deslocamento é mínimo e invisível nas radiografias

- Técnicas musculares, que visam o tratamento dos músculos e tendões

- Técnicas cranianas, que são as mais subtis e que permitem tratar a totalidade do corpo partindo do crânio

- Técnicas viscerais que tratam dos órgãos e das relações entre eles

- Técnicas linfáticas e imunitárias, que visam o sistema linfático e o sistema imunitário

- Técnicas fasciais que trabalham sobre a fáscia do corpo humano

Quem pode fazer osteopatia?

A osteopatia pode ser aplicada a todas pessoas, desde o recém-nascido até ao idoso, passando pelas grávidas e atletas.

Foco não somente na dor ou na patologia, mas sim na origem/causa, fazendo com que o profissional tenha uma visão mais ampla sobre o indivíduo.