Osteopatia o sistema de defesa do nosso corpo

O sistema linfático é essencial para a manutenção do equilíbrio das funções orgânicas do corpo. Indispensável para o transporte de fluido e substancias que ficam entre as células de volta para a circulação. A linfa pode conter células do sistema imunológico, proteínas, células mortas, agentes infecciosos e antígenos produzidos pelo corpo.

Sabe-se que o sistema linfático é indispensável para o sistema imunológico pois, através de sua rede de capilares são transportadas células de defesa como as dendítricas, macrófagos e linfócitos. Durante uma infecção, por exemplo, o sistema linfático transporta os antígenos e células imunes do local infectado para os linfonodos onde a resposta imune especifica será iniciada. Quando os linfócitos específicos são ativados eles fluem, através da rede linfática, para a circulação venosa e serão distribuídos até atingir o tecido infectado. Este caminho descrito onde os linfócitos vão do tecido infectado para a linfa, desta para o sangue e deste para o tecido infectado ocorre mais de 40 vezes num único dia, facilitando a interação dos linfócitos com o agente externo infectante.

As técnicas de bombeio linfáticos são usadas pelos osteopatas já há muito tempo. A ação destas técnicas foi testada experimentalmente se observando melhora no fluxo linfático e aumento da concentração de células imunes circulantes. Tais achados dão suporte para os, ainda recentes, estudos onde se observam as técnicas osteopáticas de bombeio linfático como ferramentas promissoras em tratamentos de quadros infecciosos.

Por isso a osteopatia é uma grande aliada para tratar muitas patologias e trazer saúde para nosso corpo, e o principal pode prevenir doenças.

ARTIGO: Terapia Manipulativa Osteopática Induz a Liberação Precoce de Citocinas no plasma e Mobilização de uma População de Células Dendríticas no Sangue.

Osteopathic Manipulative Therapy Induces Early Plasma Cytokine Release and Mobilization of a Population of Blood Dendritic Cells (Stevan Walkowski, Manindra Singh, Juan Puertas, Michelle Pate, Kenneth Goodrum and Fabian Banencia) PLoS One. 2014; 9(3): e90132.

Resumo: O presente estudo original avaliou a possibilidade do tratamento osteopático manipulativo ser capaz de aumentar a resposta imunológica do organismo. Em particular, já havia sido relatado que esta terapia pode aumentar a eficácia da vacinação e o número de anticorpos e leucócitos circulantes. Por conta disso, avaliou-se em 53 indivíduos saudáveis, distribuídos entre grupos Osteopatia e “Sham” (falso), a capacidade da Osteopatia induzir uma rápida modificação no nível de citrinas e leucócitos em circulação através da aplicação de técnicas osteopáticas linfáticas e torácicas.

Os resultados foram quantificados por tecnologia de matriz de proteína e análise multiplex ELISA, enquanto o perfil e estado de ativação de leucócitos circulantes foi avaliado por citometria de fluxo multicolor. Determinou-se também os níveis de óxido nítrico e proteína C reativa no plasma.

De acordo com os autores, a Osteopatia é capaz de induzir uma rápida alteração no perfil imunológico de determinadas cioquiras circulantes e leucócitos.

Referências:

Lymphatic pump treatment enhances the lymphatic and immune systems. (Hodge LM 1 , Downey HF ) Exp Biol Med (Maywood). 2011 Oct;236(10):1109-15

S. Walkowski et al, Osteopathic Manipulative Therapy Induces Early Plasma Cytokine Release and Mobilization of a Population of Blood Dendritic Cells. PLoS One. 2014; 9(3): e90132. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3948629