OSTEOPATIA TRATAMENTO EFICAZ PARA HÉRNIA DE DISCO

Uma “hérnia” é quando algo sai de uma estrutura, como se fosse o liquido de dentro do babalu (chiclete que tem liquido dentro) que sai, isso representa uma hérnia. O disco intervertebral (disco amortecedor entre as vértebras) é uma estrutura fibrosa e cartilaginosa que contém um líquido gelatinoso no seu centro, chamado núcleo pulposo. Esse anel fibroso, quando fissura (rasga) ou está desgastado, permite que o líquido gelatinoso que está mantido no seu centro realize uma expansão da sua estrutura e também pode se extravasar, saindo do núcleo e comprimindo nervos, por isso gera tanta dor.

Como o nervo ciático sai entre essas vértebras, é comum ser afetado nos casos de hérnia discal. A origem da dor ciática é multifatorial, envolvendo estímulo mecânico das terminações nervosas da porção externa do ânulo fibroso, compressão direta da raiz nervosa (com ou sem isquemia) e uma série de fenômenos inflamatórios induzidos pelo núcleo extruso, ou algo que esteja comprimindo o nervo, por isso é tratamento individualizado. Pois cada paciente tem suas compensações, que fez ao longo da vida.

O objetivo da Osteopatia é entender os reais motivos que estão causando a queixa e dores do paciente, e ao encontrar as verdadeiras causas e tratá-las, o tratamento se torna altamente eficaz para o paciente, resultando no alívio da dor e bem-estar.

Nessa visão, toda a hérnia de disco é uma região que apresenta uma hiperfunção, ou seja, recebe forças anormais contrárias, muitas vezes de outra articulação que faz compensações na vértebra.

A idéia é encontrar e corrigir todas as disfunções que pudessem interferir no processo de instalação da doença, devolvendo a funcionalidade dos segmentos hipomóveis (fixos ou sem movimento) e eliminando as tensões de força sobre o local, a fim de proporcionar uma melhor adaptação do corpo.

95% dos casos de hérnia de disco tem ótimos resultados com tratamentos não cirúrgicos, venha fazer sua avaliação conosco.