Blog

A Importância do Pilates

Atualmente as queixas de dores nas costas ocasionadas por desvios posturais vêm aumentando nos consultórios médicos e estúdios de Pilates.

Observa-se que o estilo de vida moderno adotado com o uso prolongado de tablets, smartphones, posturas inadequadas, falta de atividade física, stress, fumo e obesidade prejudicam cada vez mais a saúde da coluna.

Muitos trocaram a atividade física pelo uso de computadores, inclusive trabalhadores estão preferindo o home office ficando mais ligados as suas rotinas trabalhistas em frente ao computador. A sociedade tem ficado mais tempo sentada, gerando sobrecargas na coluna ainda mais quando não sentam de forma adequada.

A coluna vertebral participa da proteção da medula e nervos espinhais, suporte de peso do corpo, promove aumento da flexibilidade no corpo, e tem um papel importante na postura e locomoção.

Portanto, hábitos inadequados podem provocar desvios anormais na região ou tornar mais acentuadas as curvas (normais) já existentes. Dentre essas alterações encontra-se a hiperlordose.

Muitos alunos procuram ou são encaminhados ao Pilates por queixas de dor lombar e em outras articulações ocasionados pela hiperlordose. Por isso, é de grande importância que o instrutor tenha conhecimento sobre esta patologia e sua biomecânica para traçar um plano de aula adequado.

Nota-se que o método Pilates, é um treinamento físico que interage o corpo e a mente, restaura o corpo eliminando as dores musculares, amplia a capacidade de executar os movimentos, aumentando o controle, a força, o equilíbrio muscular e a consciência corporal.

Trabalha o corpo como um todo, corrige a postura e realinha a musculatura, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável e longeva. (CAMARÃO, 2004).