Blog

PILATES no envelhecimento

O envelhecimento é um processo involuntário e inevitável que provoca perda estrutural e funcional progressiva no organismo, como deteriorações da capacidade funcional, perda da massa e força muscular decorrente principalmente da sarcopenia, perda da massa óssea e da produção hormonal, lentidão no tempo de reação, os quais são fatores de risco que levam a perda de autonomia e aumento nos riscos de queda.

Na fase de envelhecimento, o metabolismo do nosso organismo começa a ficar mais lento, dificultando cada vez o ganho de massa muscular. Isso gera flacidez, além da diminuição da força muscular e amplitude de movimento durante a realização das atividades de vida diárias – AVD’s, tornando –as cada vez mais custosa.

Além disso o processo de envelhecimento fisiológico compreende uma série de alterações nas funções orgânicas devido exclusivamente aos efeitos da idade avançada sobre o organismo. Fazendo com que ele perca a capacidade de manter o equilíbrio homeostático (equilíbrio intercelular). Além de que todas as funções fisiológicas gradualmente comecem a diminuir. Por isso a importância do Pilates na Terceira Idade.

Diversos estudos apontam os benefícios da inclusão de atividades físicas de resistência muscular e aeróbicas na rotina dos idosos. Dentre as diversas possibilidades da atividade física, o método Pilates se tornou uma modalidade popular nos últimos anos, por meio de um sistema de exercícios que possibilita trabalhar o corpo todo, corrige a postura, realinha a musculatura e desenvolve a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável.

Quando se trata de avanços na autonomia pessoal, estudos relataram que os exercícios de Pilates promoveram evolução significativa no desempenho funcional de idosas saudáveis, em atividades como vestir a camiseta, levantar-se da posição sentada e deitada e de marcha.

Quanto à composição corporal o método pilates se mostrou eficiente na estabilização e até mesmo reversão de implicações corporais do envelhecimento, como na perda de massa magra e, ainda, na normalização e redução da gordura corporal, controlou ou reverteu morbidades associadas à obesidade, como a hipertensão e intolerância à glicose.

Os resultados são positivos da prática de pilates para ganhos de força muscular que, juntamente com o aumento ou estabilização da perda de equilíbrio e da flexibilidade, levam à diminuição no número de quedas entre os idosos.

A técnica ainda apresenta muitas variações de exercícios e benefícios que ajudariam a prevenir e proporcionar um alívio de dores crônicas, aquelas obtidas com o passar dos anos e que não receberam a atenção necessária na época propicia.

Além disso, nos é permitido trabalhar as diferentes patologias com Pilates na Terceira Idade de forma diferenciada proporcionando uma melhora global na vida desse idoso, mas para isso é preciso ter conhecimento das patologias e suas disfunções.

REFERÊNCIA

http://www.scielo.br/pdf/rbr/v56n4/pt_0482-5004-rbr-56-04-0352.pdf