Blog

POR QUE SENTIMOS MAIS DORES NO INVERNO?

O inverno chegou e com ele vem também as dores no corpo. Mas afinal porque isso acontece? E o que devo fazer para melhorar estas dores?

Com o inverno, geralmente as pessoas mudam seus hábitos diários, ou seja, optam por se movimentar menos, fazendo com que o metabolismo desacelere. Sendo assim, nosso corpo foi feito para nos movimentar e com esta mudança automaticamente sentimos mais dores musculares. Visto que as dores musculares aumentam cerca de 20% a mais nesta época.

A baixa temperatura torna a dor maior contraindo os músculos e os vasos sanguíneos. Nossos músculos se contraem involuntariamente para se manterem aquecidos, o sangue faz um caminho para que mantemos nossa temperatura constante, ou seja, ele sai das articulações e vai até o tronco. Porém quando recebemos uma pancada em uma de nossas articulações que está contraída e sem sangue a dor é bem maior.

Sabemos que nossos corpos são perfeitos, pois temos muitos mecanismos de proteção, um deles é a dor em que sentimos. Nosso cérebro recebe diferentes estímulos que podem ativar receptores, e estes receptores se manifestam em uma dor potencial. O estímulo para estas dores seriam o frio intenso, que é muito doloroso ao nosso corpo. Porém estas dores são mais comuns em pessoas com mais de 60 anos, com problemas de coluna ou recém-operados. Porém pessoas que não possuem nenhuma patologia podem sentir essas dores também, pelo fato de que os músculos contraem o tempo todo.

Contudo para estas dores muitas vezes tem solução, como por exemplo praticar exercícios no inverno. Movimentando o nosso corpo a nossa temperatura corporal aumenta, e automaticamente as dores que sentimos no inverno poderão ser evitadas fazendo exercícios físicos. O pilates pode ajudar muito nestas dores, pois os alongamentos proporcionados por este método ajudam a destravar os músculos, além de:

  • Fortalecimento ósseo e muscular;
  • Aumento da mobilidade e flexibilidade nas articulações;
  • Menos desgaste das articulações e do músculo;
  • E minimiza o desconforto provocado pelas dores articulares.

Além de exercícios físicos a osteopatia e a liberação miofascial também ajuda. Pois faz com que se aplica pressão em alguns pontos do corpo ajudando a relaxar e alongar os músculos.

Então, já sabemos o que fazer neste inverno não é mesmo?