Blog

Liberação miofascial

A liberação miofascial é uma técnica de terapia manual para destravar e reequilibrar os músculos (mio) e seus envelopes de tecido conjuntivo (fáscias). Ambos, pelo uso e pelas atividades motoras e posturais - juntamente com a força de gravidade que comprime o corpo para baixo -, tendem à crispação e retração ao longo do tempo. O que por sua vez causa dores, fadiga, irritação, ansiedade, estresse e envelhecimento precoce. A manipulação deste tecido pelo terapeuta, promove sua liberação e melhora da função musculoesquelética.

As fáscias são membranas de tecido conjuntivo que servem de envelopes para todas as estruturas de nosso organismo, desde os ossos, vasos e nervos, passando pelos órgãos internos, até os músculos e a pele. São comparadas a envelopes, pois recobrem toda a superfície de uma estrutura, dando-lhe forma e sustentação e assegurando sua função. Outra atribuição fundamental de algumas fáscias é a defesa imunológica, visto que por elas circula a linfa, fluido responsável pela eliminação de impurezas e toxinas do organismo.

Além disso, o envelope conjuntivo permite o deslizamento dos músculos uns sobre os outros, possibilitando a transmissão dos movimentos corporais de maneira ampla e fluida.

A manipulação das fáscias é uma ferramenta fundamental nos tratamentos do sistema musculoesquelético, devolvendo maior liberdade e organizacão dos gestos, diminuição de dores e alinhamento postural. É uma abordagem notadamente eficaz no tratamento de tendinites.